expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tatuagem eletrônica pode monitorar sua saúde


Tatuagem digital é um dispositivo ultrafino que se agarra à pele como uma tatuagem temporária e pode medir atividade elétrica do corpo e permitir aos médicos diagnosticar e monitorar doenças como arritmia cardíaca ou distúrbios do sono de forma não evasiva.

John A. Rogers, professor de ciência dos materiais na Universidade de Illinois, desenvolveu um protótipo que pode replicar as capacidades de monitorar eletrocardiogramas volumosos e outros dispositivos médicos que são normalmente restritos aos laboratórios ou clinicas.

O dispositivo inclui sensores de temperatura, pressão e sinais elétricos do corpo, além de abrigar Leds para fornecer feedback visual, fotodetectores para medir a exposição à luz e pequenos transmissores de rádio e receptores.

Rogers espera construir algum tipo de capacidade de armazenamento de energia, como uma pequena bateria, em um futuro próximo. Os pesquisadores também estão trabalhando para tornar a tatuagem eletrônica, sem fio.

Em última análise, Rogers diz: "nós queremos ter uma integração muito mais íntima" com o corpo, além de simplesmente montar algo muito de perto para a pele. Ele espera que seus dispositivos sejam capazes de usar informação química da pele, além das informações elétricas.

Além do uso em áreas ligadas a saúde, este tipo de tecnologia também permite aplicar uma variada quantidade de dispositivos eletrônicos inseridos no corpo, atendendo as mais diversas funções.

Fonte: Blogdojsilva
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...